| 09.11.2022 |

Semana de quatro dias de trabalho vai ser testada em Portugal

Uma semana de trabalho de quatro dias, com redução de horas trabalhadas, mas sem redução da remuneração. Parece o melhor dos mundos, não é mesmo? Pois é, meus amigos queridos, essa será uma realidade aqui em Portugal a partir de junho de 2023. Será que vai pegar?

A semana de quatro dias de trabalho é o cumprimento de uma promessa que consta no plano do atual governo. Ainda que de forma voluntária, é uma experiência piloto de seis meses, aberta a qualquer empresa do setor privado que esteja interessada em participar.

Durante quatro meses serão conduzidas sessões de esclarecimento dirigidas às empresas para explicar como vai decorrer o estudo. O Estado não oferecerá qualquer contrapartida financeira, mas fornecerá apoio técnico às empresas participantes.

Do lado dos trabalhadores, serão medidos os efeitos no bem-estar, na qualidade de vida, na saúde mental e na saúde física, bem como o seu nível de compromisso com a empresa, satisfação com o trabalho e a intenção de permanecer na organização. Será estudado também o uso do tempo livre dos trabalhadores nos dias de descanso para avaliar como aproveitam esse benefício.

Do lado das empresas, o foco será na produtividade, competitividade, custos intermediários e lucros. Em termos concretos, serão analisados os efeitos nas taxas de absentismo de curta e longa duração, na capacidade de recrutamento, na organização de processos internos, em indicadores financeiros e não financeiros de desempenho, na incidência de acidentes de trabalho e no consumo de bens.

Num primeiro momento, o projeto é destinado apenas ao setor privado e, numa segunda fase, poderá ser estendido ao setor público, que já manifestou interesse em participar.

No Reino Unido, o mais recente projeto-piloto teve a participação de 70 empresas e de mais de três mil trabalhadores Os resultados revelam que 86% das empresas consideram manter a semana de quatro dias depois de a experiência terminar.

Resta saber como será por aqui em Portugal.

Beijo gigante!

Pati.